Sabemos que a renovação dos fios de cabelo é natural. Em média caem cerca de 100 a 120 fios de cabelo por dia, mas você percebe que ultimamente a queda de cabelos se excedeu, e está preocupante. Ao pentear os cabelos você se assusta. E até mesmo pelo chão da sua casa os fios estão acumulados por todos os lados! O que está acontecendo? Saiba que esses sintomas podem ser Eflúvio Telógeno, essa patologia atinge a homens e mulheres de diferentes faixas etárias. E se não houver um tratamento apropriado, o problema pode se agravar.
O que é Eflúvio Telógeno?
Cada fio de cabelo tem um ciclo natural de três etapas. A de crescimento(anágena), a fase de transição(catágena) e a de queda(telógena). O eflúvio telógeno é a alteração do ciclo de crescimento dos fios(na fase anágena), causando precocemente a queda de cabelo (fase telógena).
Tipos de Eflúvio Telógeno
Agudo– Pode está relacionado a algum evento, trauma ou preocupação que ocorreu três meses antes da queda excessiva de cabelos. Alguns fatores são:
- Pós-parto
- Febre alta prolongada
- Infecção aguda
- Dietas restritivas
- Cirurgias
- Dermatite seborreica severa
- Uso de medicamentos
- Estresse e ansiedade demasiada
Crônico– Geralmente tem as causas semelhantes do agudo, porém a queda é mais intensa, a longo prazo. E pode está associado a doenças auto imunes.
Tratamento de Eflúvio Telógeno
É muito importante você se consultar com um dermatologista, e fazer uma avaliação para identificar o que está causando a queda capilar, e então direcionar o procedimento mais pertinente para o seu caso . Por exemplo, a mesoterapia é um dos procedimentos indicado para o auxílio de ganho dos fios e melhora do eflúvio.
Não descuide! Se você percebeu que seus cabelos estão caindo mais que o normal, procure um dermatologista para identificar o problema e fazer um tratamento assertivo, pois a queda de cabelos pode até mesmo indicar algo mais grave.