Intestino e Acne

Intestino e Acne

Você sabia que o bom funcionamento do seu intestino ajuda na saúde da sua pele? Entenda qual é a relação do intestino e acne!

Muitas pessoas pensam que acne é somente um problema recorrente da faixa etária dos adolescentes. Mas será que é isso mesmo? É claro que não; homens e mulheres de diferentes idades sofrem com acnes, e muitas vezes por não tratar a causa do problema, os diversos tratamentos que existem podem não ser tão eficazes em alguns tipos de acnes. Por isso, vi a necessidade de falar um pouco da relação entre INTESTINO e ACNE.

Parece que são dois assuntos absolutamente distantes, mas na verdade, a saúde da pele tem muita ligação com o bom desempenho do intestino.

Em nosso intestino, existes diferentes tipos de bactérias, as boas (chamados probióticos) e as ruins. E quando tudo está em equilíbrio, elas são essenciais para a saúde de todo o organismo, inclusive a pele. Mas, em estado de desequilíbrio, as bactérias nocivas produzem substâncias corrosivas que atacam a parede do intestino. Depois de um pequeno espaço de tempo, pequenas rachaduras aparecem e, então, entram moléculas que normalmente seriam mantidas fora do corpo.

As substâncias que podem vazar para o corpo incluem:

  • Bactérias, vírus e fungos
  • Alimento digerido incompletamente
  • Toxinas de metabolismo bacteriano

E Consequentemente:
Ocorre o aumento da inflamação crônica. Isso é muito ruim para a pele, como pacientes com acne que já estão sob carga inflamatória pesada.

Pacientes com acne têm níveis mais elevados de inflamação sistêmica (todo o corpo) do que as pessoas com pele saudável. E a acne parece piorar com o aumento da inflamação. Questões intestinais são um fator importante na inflamação sistêmica.

Estudos mostram que podemos reduzir acne tratando os problemas de intestino.

Agora que vocês já sabem que um intestino funcionando corretamente, ajuda para a saúde da pele; leve em consideração alguns cuidados fundamentais em seus hábitos diários!

  • Reduza o consumo de alimentos industrializados, gordurosos e açucarados.
  • Inclua cada vez mais vegetais crus na sua alimentação.
  • Consuma probióticos, em forma de alimentos ou sem suplementação fermentada.
  • Beba pelo ao menos 2 litros de água diariamente.

Este não é uma única causa verdadeira da acne, mas sim, mais um caminho para explorar em sua luta contra a acne!
Oriente-se com um médico Dermatologista para os cuidados da sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *