Calor e umidade são condições ideais para o crescimento de fungos. Consequentemente, estes fatores juntos aumentam o risco de desenvolver micose na unha.
Isso porque a micose é uma infecção causada por fungos que pode atingir as unhas, a pele e também os cabelos.
Tinea (tinhas), Candidíase e Onicomicoses são as micoses mais comuns que atingem as unhas. Cada uma delas possui características próprias que envolvem formas de contágio, sintomas e formas de tratamento.
Tinea (tinhas)
Este tipo de micose é causado por fungos que se alimentam da queratina da unha.
São fungos que podem ser encontrados em animais, no solo ou no próprio homem e tem como maior sintoma a coceira.
Geralmente o crescimento da micose ocorre de dentro para fora e exige como tratamento antifúngicos de uso local e às vezes, oral.
Candidíase
Considerando que esta infecção é causada por um fungo oportunista, quando a imunidade está baixa, há maior chance de surgimento da micose.
Uso prolongado de antibióticos e diabetes também predispõe a pessoa a desenvolver esta micose de unha.
Nos casos de infecções pela cândida, é importante considerar os aspectos que podem estar causando a micose e tentar resolvê-los.
O tratamento inclui também o uso de medicamentos de aplicação local. A critério médico, uma opção é o tratamento com antifúngicos sistêmicos.
Onicomicoses
As onicomicoses são muito comuns e acomete tanto unhas dos pés quanto das mãos.
Esta micose tem como principal característica o engrossamento das unhas que chegam a descolar e podem mudar de cor e formato.
Embora seja a maior causa de alterações das unhas, a onicomicose tem o tratamento mais difícil e demorado. É feito com a utilização de medicamentos de uso tópico e oral.
Laser como forma de tratamento para micose na unha
Outra forma de tratamento disponível é a aplicação de laser terapêutico de baixa potência na unha. O método não envolve desconforto ao paciente pois, não provoca dor.
Tendo como objetivo matar os fungos, estimular a cicatrização e o crescimento de células saudáveis, deve ser realizado por dermatologista e somente após avaliação do que está causando a micose.
É usado 2 tipos de laser para tratar as micoses a fim que superaquecer a unha melhorando o crescimento da lâmina ungiram e consequentemente crescimento mais rápido de unha salvável com uma tecnologia chamada multistation. O segundo laser utilizado é para gerar micro pinturas nas unhas a fim de levar um biodisponibilidade da medicação antifúngica tópica mais edificante e em alguns casos evitando o uso de medicação oral.
As sessões geralmente são mensais, sente um leve desconforto durante a aplicação somente do 1º laser , duração de 15- 30 min por sessão.
Como prevenir a micose na unha
Para prevenir o surgimento de micose na unha é necessário ter bons hábitos de higiene e alguns cuidados:
● Ter o próprio material para fazer unhas com manicures;
● Não usar calçados fechados por longos períodos de tempo;
● Evitar o contato exagerado com água e sabão;
● Evitar ficar descalço em local de muita umidade.
E também evitar alimentos com muita contaminação fúngica tipo amendoim, o consumo de frutas como mamão e morangos já com fungos.
O cuidado com intestino, tratamento da disbiose intestinal, repopularizando as cepas de lactobacilos intestinal que melhoram a umidade.
Higiene das unhas; sempre corta-las curtinhas, lixar e deixar os pés secos após o banho.
Lavar as meias diariamente.
Higienizar os calçados com lysoform 1x semana.