Causas do Melasma e Tratamentos

Causas do Melasma e Tratamentos

Melasma! Quem não tem, é uma pessoa de sorte. O melasma é o terror de toda mulher, já que a maioria das pessoas que o desenvolvem são do sexo feminino. Lembrando que homens também podem ter, mas em menor porcentagem.

Muitas mulheres dizem: ”Já passei diversos cremes, e nenhum deles resolveu o meu problema.” Pois bem, o melasma não é uma simples mancha de pele, o melasma é uma doença sistémica, e dessa forma ela precisa ser tratada sistémicamente. O melasma é sinal de algo que não vai bem no organismo, geralmente associado ao predominância estrogênica, pelo excesso de consumo de alimentos e contato com produtos que possuem xenoestrogenos. Além do melasma causam também ansiedade, irritabilidade, alterações de humor como depressão por exemplo.

O estresse crônico do nosso dia a dia, leva a alterações na produção do cortisol que também é um dos motivos da aparição do melasma, pois estimulam ACTH a produzir melanina de forma desordenada na pele.

Mas como se livrar dessas manchas tão indesejadas? Tem tratamento?

Desencadeado por causas multifatoriais como uso a longo prazo anticoncepcional, pelo estresse crônico, uso de produtos e consumo de alimentos com xenoestrôgeno e também pela exposição do calor sendo um gatilho , o melasma é uma dermatose de predisposição genética também, na qual as células produtoras de melanina atingem o ápice de sua atividade e criam manchas na pele, potencializadas pela exposição ao sol. Mas a sua epigenética, ou seja, os seus hábitos de vida que ditam se você irá ou não ativar a sua predisposição genética a se desenvolver. As radiações, principalmente a luz visível, incentivam ainda mais a produção de melanina e, consequentemente, pioram o melasma”

Hoje existem muitos tratamentos para o melasma no mercado. Todo ano aparece um método novo, um laser novo, um creme novo, um protetor solar novo ou um clareador novo para o melasma.

Aqui na clínica nós temos várias técnologias que são associadas ao tratamento integral do paciente. Para quem já possui o melasma e não quer que ele piore, é preciso associar os tratamentos tecnológicos aos cuidados gerais do dia a dia, como: usar cremes e protetores solares apropriados, suplementação e equilíbrio do organismo com vitaminas, antioxidantes, minerais e eixo hormonal.

O segredo é uma combinação de tratamentos. Se você tem melasma, não desista do seu, existem milhares de tratamentos para esse problema que vai muito além de uma mancha inestética, e aqui, nós temos os melhores.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *