Peeling químico, você sabe o que é?

Peeling químico, você sabe o que é?

O Peeling químico é um tratamento estético, que consiste na aplicação de substâncias ácidas sobre a pele. O método corresponde a exfoliação cutânea direcionada, é um método não invasivo.

O objetivo de se fazer o peeling químico é a remoção da espessura danificada da pele, promovendo assim uma melhora na aparência da pele. Dentre os benefícios pode se destacar a diminuição das cicatrizes (inclusive acne), melhoria da hiperpigmentação, redução das lesões inflamatórias e não inflamatórias, entre outras.

Para que serve o Peeling químico?

Peeling químico serve para melhorar o aspecto da pele, removendo manchas, marcas de acne e rugas finas, pois aumenta a elasticidade da pele. Pode ser utilizado também no tratamento de Melasma, pintas nas costas e nas mãos, sendo indicado para homens e mulheres. Além desses benefícios, o peeling promove a redução da oleosidade, o aumento da produção de colágeno e previne o surgimento de cravos e espinhas, melhorando a aparência e textura da pele.

Quais são os tipos do Peeling químico?

Existem três tipos de Peeling Químico:

  • Peeling Químico Superficial: Atua na camada mais superficial da pele, a epiderme, com uma descamação mais fina, não apresenta grandes problemas após sua aplicação. As substâncias que podem ser usadas são o ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, pasta de resorcina e solução de Jessner.

Sua indicação é para:

– Rugas muito suaves

– Manchas superficiais da pele

– Acne

– Fotoenvelhecimento leve.

  • Peeling Químico Médio: Remove as células da parte da derme e epiderme da pele, ela provoca a destruição dos tecidos, atingindo o nível da derme papilar. Para o peeling médio são usadas as seguintes substâncias: ácido glicólico 40 a 70%; ácido tricloroacético 35% + Solução de Jessner, ácido tricloroacético 35% + Ácido glicólico, ácido pirúvico 60 a 90% e fenol 88%.

A indicação desse peeling é para:

– Pele fotoenvelhecida;

– Melhora de rugas;

– Sulcos suaves a moderados

– Cicatrizes superficiais

– Queratoses actínicas

– Alguns casos de hiperpigmentação.

  • Peeling Químico Profundo: Remove as camadas da pele mais profundas, destruindo totalmente a epiderme e atinge até o nível da derme reticular. Este tipo de peeling pode apresentar grandes riscos de complicações. As substâncias usadas são o ácido tricloroacético 50% e Fenol (fórmula de Baker).

A maior indicação desse processo é para:

– Envelhecimento severo da pele

– Cicatrizes profundas de acne

E lembrem-se: O nível do peeling é definido pelo médico, após uma avaliação.

E como funciona a aplicação do Peeling Químico?

A aplicação do procedimento é tranquila, a pele precisa de um preparo antes da aplicação, este será orientado pelo profissional.

Antes do procedimento é realizado uma limpeza a fim de remover as impurezas da pele, e logo em seguida é aplicado o ácido. O tempo que você deverá permanecer com a substância dependerá da orientação do profissional, pois é preciso avaliar a queixa a ser tratada.

O tratamento é considerado rápido e traz resultados visíveis logo após a primeira sessão, depois de 15 dias da aplicação. Somente o profissional determinará quantas sessões serão necessárias, e qual será o intervalo de tempo entre elas.

Fiz o peeling químico, e agora?

A pele irá descamar alguns dias após a sessão, esse processo pode durar de 7 a 10 dias, a depender do tipo de peeling químico que foi aplicado (superficial, médio e profundo). Depois dessa descamação, haverá o crescimento de uma camada lisa, elástica e com mais viço. Além da descamação, pode surgir vermelhidão, ardor e irritação na pele.

Após a aplicação deve-se tomar alguns cuidados com a pele, como evitar a exposição ao sol, usar filtro solar de 4 em 4 horas e evitar tocar na área tratada. O uso de cremes hidratantes também é importante para manter a pele saudável e evitar o aparecimento de manchas e outros danos.

Quantas sessões são necessárias para obter o resultado?

Como todo tratamento estético é preciso ser analisado pelo profissional especialista, pois ele indicará o número certo de sessões para você alcançar o resultado desejado.

O peeling químico tem alguma contraindicação?

Este procedimento não é indicado para diabéticos, gestantes, mulheres que estão amamentando e clientes com herpes cutânea em atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *